segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Ação Solidária Entre Amigos

Valentina- Pequena Grande Guerreira

Raissa Ponciano (mãe), Valentina e Charlan (pai).


A gravidez da Valentina foi motivo de alegria para ambas as famílias, por ter sido a primeira neta, todos nós fazíamos planos de como seria ter uma criança em casa e na família. Chegou e encontrou um lar cheio de muito carinho e alegria; todos envolvidos com aquele bebezinho que já demonstrava ser muito forte e determinada.
                


Com tudo correndo bem até seus 3 meses de vida, numa manhã, a Valentina acordou mais quieta, pouco risonha e com uma febre constante. Ligamos para o pediatra que a acompanhava em Nanuque (onde morávamos) e a sua resposta foi que febre não era motivo de consulta... que eu desse um antitérmico e observasse. Ao final da tarde, Valentina estava apática e a febre não cedeu, então a levamos ao hospital. O médico de plantão, com zero experiência, não entendia o que estava acontecendo, pegamos Valentina e fomos direto para Teófilo Otoni.
 Em uma cidade com mais recurso do que a que estávamos, percebemos que a situação era muito grave, a Valentina entrou em coma e começou a convulsionar sem parar. Foi direto para a UTI. Foi um choque para nós que tínhamos nossa filha tão saudável há dias atrás, vê-la em um leito de UTI foi devastador. Não conseguiram fechar um diagnóstico por falta de estrutura do hospital, assim, foi inevitável sua transferência para BH.
 Após 6 dias de dúvidas e brigas com o plano de saúde, recebemos o diagnóstico de ENCEFALITE VIRAL HERPÉTICA. Uma inflamação do cérebro causada pelo vírus da herpes. Foram 10 dias entubada e quase 20 dias em coma; quando Valentina acordou percebi que tudo havia mudado e eu tinha uma nova filha. Foram 4 meses na UTI e ela provou a sua valentia todos os dias correndo risco de vida várias e várias vezes...  
 Em uma conversa com a Neuro, entendemos que era uma situação delicada e que Valentina necessitaria de vários acompanhamentos terapêuticos para que amenizasse as lesões causadas pelo herpes em seu cérebro. E desde o dia 29 de novembro de 2014, Valentina vem correndo atrás do prejuízo. 

Desde a sua saída do hospital, sua rotina é intensa: fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e estimulação visual. Caminhando para completar 2 anos fora do hospital, ela vem deixando muita gente de boca aberta; apesar de lento, tem se recuperado muito bem. Procuramos sempre o que há de melhor e eficaz para que ela tenha condições de continuar se desenvolvendo. Para os médicos e profissionais que a acompanham, a quantidade de estímulos que ela precisa receber nestes primeiros anos de vida é primordial para o seu desenvolvimento.

Conhecemos no ano passado a TERAPIA INTENSIVA PEDIASUIT que é uma técnica muito eficaz que estimula a neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro em se regenerar e/ou descobrir novos caminhos para “continuar trabalhando”, uma maneira do cérebro de reorganizar e se recuperar das lesões sofridas. Tem a duração de 4 semanas e com quatro horas diárias associado ao uso de um macacão ortopédico que irá promover o alinhamento postural adequado. Após a finalização, é necessário que se faça por 3 meses sessões semanais de manutenções. O resultado é excelente. É um tratamento caro (R$15.000,00), mas que proporciona ótimos resultados.

Valentina fez um intensivo e percebemos a melhora em vários aspectos, mas principalmente no cognitivo e visual.
Deus permitiu que a Valentina ficasse em nossas vidas porque nosso aprendizado foi e é muito maior com ela ao nosso lado. É uma criança forte, determinada que passou por tanta coisa e hoje está aqui feliz e muito sorridente.
Contrariando a terríveis expectativas médicas, ela manda um beijinho no ombro para muita gente! Deus é bom o tempo todo e Ele feito milagres nas nossas vidas, principalmente da vida da Valentina, o tempo todo! 






Para este ano, fizemos o cadastro no site Vakinha para assim conseguirmos arrecadar o dinheiro para que seja possível fazer este intensivo novamente. Conto com o apoio de vocês, nessa batalha.







No Link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/tratamento-pediasuit-para-a-nossa-menina-valentina é possivel qualquer pessoa entrar e fazer a doação em qualquer valor. Muito Obrigada á todos!

Raíssa Ponciano Cunha Melo Miranda
Psicológa - CRP.MG - 26893
Celular: 31-99353.8510 (whatsapp)

Texto: Raissa Ponciano
Imagens: Arquivo Pessoal

****Antenados de Plantão, vamos ajudar a Valentina nessa batalha. É só clicar no link ou entrar em contato com a mamãe Raissa. Divulguem!!***

2 comentários:

  1. Olá, tenho uma filha especial e sei o quanto os tratamentos são onerosos. Você já tentou ir no ministério público e solicitar o tratamento do pediasuit? Aqui na minha cidade uma mãe conseguiu o tratamento.

    ResponderExcluir
  2. Olá Creusa! Obrigada pela informação, por coincidência, ontem uma pessoa do setor se disponibilizou a nos orientar sobre este processo.

    ResponderExcluir